Notícias

Novidades em energia sustentável

Dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o Brasil chegou aos 10 mil painéis solares de microgeração de energia. No total, eles produzem 112 megawatts.

Esse número representa um grande avanço nos últimos seis meses: em dezembro de 2016, por exemplo, o país tinha apenas 5 mil sistemas na rede. No entanto, o Brasil não conta com grandes usinas centralizadas de energia solar, como acontece no caso de outras fontes.

Na realidade, o crescimento da energia solar se deve quase que exclusivamente pela modalidade de microgeração. Uma regulamentação aprovada em 2012 permite que o próprio consumidor instale no telhado de sua casa um painel solar e o conecte na rede de energia, trocando sua eletricidade por descontos e compensação na conta de luz.

A previsão é que, com o tempo e uma melhor perspectiva econômica do país, o custo de instalar painéis deva cair na medida em que a escala aumente, estimulando novas instalações. Segundo a área de Regulação dos Serviços de Distribuição de Aneel, a microgeração distribuída deverá atingir 1,2 milhão de sistemas em 2024.

Fonte:  Catraca Livre

Sobre o autor

Diretor Técnico da LuzSolaris, Engenheiro Eletricista e Civil, com mais de 30 anos de experiência na área técnico-administrativa, ex-proprietário de empresas na área comercial e industrial.

Deixe um comentário

© 2015 LuzSolaris Energia Renovável