Notícias

Novidades em energia sustentável

Há dois anos o comerciante Mauro Melchiades de Souza, 62, resolveu instalar um sistema fotovoltaico em casa, na região central da cidade.

A decisão por mudar para a energia solar teve motivação econômica e ambiental. “Pago menos energia. Hoje, a conta baixou uns 70%. Só pago o mínimo pelo cabeamento. E também ajudo o meio ambiente”, afirmou Souza.

Segundo ele, a perspectiva era recuperar o investimento em seis anos, mas o retorno deve chegar antes dos cinco anos. “As pessoas pensam em curto prazo. Mas se paga rápido”, comentou. Pela posição dos painéis, o tempo de incidência solar produz durante oito horas do dia. A demanda por sistemas de energia solar vem crescendo no último ano. “Cresceu a procura tanto no número de interessados quanto de projetos fechados. Um ano atrás as pessoas suspeitavam se realmente ia funcionar. Agora mudou”, contou Rafael Augusto Candido, dono da Resize Solar Energy.

A procura maior são de projetos residenciais e condomínios. Esta semana, ele está instalando o sistema em um condomínio na zona leste, para abastecer as áreas comuns. O valor para instalação começam a R$ 6 mil, mas podem ultrapassar os R$ 25 mil dependendo da necessidade do consumidor. Há linhas de crédito específicas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) para pessoas físicas e jurídicas para instalação de painéis fotovoltaicos. Nas linhas não subsidiadas pelo governo, o financiamento pode ser pago em até 60 meses.

Fonte:  Folha de Londrina

Sobre o autor

Diretor Técnico da LuzSolaris, Engenheiro Eletricista e Civil, com mais de 30 anos de experiência na área técnico-administrativa, ex-proprietário de empresas na área comercial e industrial.

Deixe um comentário

© 2015 LuzSolaris Energia Renovável